SEÇÃO 31 INTERCOM #6 – O Presente Distópico e o Futuro Roddenberryano

S31_INTERCOM_6
É fácil ser um santo no paraíso? Quando todas as outras opções de resolução pacífica se esgotarem, o terrorismo é aceitável? E as guerras de retribuição? 
 
Esses e muitos outros questionamentos são levantados por Roberta Manaa e Waldomiro, sob a ótica de muitos dos episódios mais inspiradores da franquia Star Trek! Entre neste debate social/filosófico/político e o escambau sobre o compreensivo Sisko, o questionador Data, os preconceituosos O’Brien e Dukat, o rancoroso Neelix e inclusive o porradeiro Picard
 
Em meio a tanta seriedade e assuntos polêmicos, tome cuidado com o mais importante ao conversar sobre todos esses tópicos relevantes: não falar somente de Deep Space Nine!
Tempo de duração: 83 min


COMENTADO NESSE PODCAST:

Israelenses assistindo de camarote a morte de palestinos em Gaza

Sisko ensinando uma sábia lição sobre tolerância religiosa a seu filho (e à audiência) no excelente “In The Hands of the Prophets

O capitão Picard socando um terrorista em “The High Ground“, quando o mesmo transporta-se para sua ponte. Um admirável exemplo diplomático do erudito capitão com inclinações shakespearianas! 

Doutora Crusher tendo que engolir seu argumento a seco, depois de um terrorista lhe dizer que sua preciosa sociedade livre também foi construída em cima de sangue inocente…

Clássica cena de TOS sobre intolerância e ódio racial em “Let That Be Your Last Battlefield

O livro “Um só Mundo: A Ética da Globalização“, de Peter Singer

O livro “O Mal Ronda a Terra“, de Tony Judt 

Conheça o visionário e genial Jacque Fresco

Trilogia Zeitgeist (Documentários extremamente esclarecedores sobre nossa sociedade, instituições, sistema econômico, etc. e inclusive soluções viáveis para este mundo doente!):

Zeitgeist – The Movie”

“Zeitgeist – Addendum

Zeitgeist – Moving Forward

Assista já os 13 episódios (sim, falei merda no podcast ao dizer que eram só 10!) do novo “COSMOS“, com o genial Neil deGrasse Tyson E os Republicanos devem mesmo odiar Neil deGrasse Tyson…

A sala de guerra do General Keith Alexander – chefe da NSA – que foi decorada como uma luxuosa ponte de comando da Frota Estelar do séc. 24!


ADICIONE O NOSSO FEED 

E-MAILS: Críticas, sugestões e afins para contato@secao31.com

COMPARTILHE!
  • Pingback: SEÇÃO 31 #26 – “The Breach” | SEÇÃO 31 | Star Trek Podcast()

  • http://transicaobrasil.blogspot.com.br cristiano

    Outro episodio sensacional!

    Faltou link para ler a Monografia da Roberta.

    Acrescentaria o episódio da Terceira Temporada da Clássica – Cloudminders que trata da ” justificativa da separação ” e terrorismo. Muito foda e é da Terceira….que adoro !!!!

    Spock’s Brain sempre me faz rir muito….kkkkk!!!!!

    Sobre o tema tenho a acrescentar :

    Penso que ” estamos submetidos ” a Tríade Nefasta – Poder , Controle e Prazer. Elementos esses que ” estão aí ” desde que abandonamos as savanas….

    A construção dos aglomerados iniciais que , eventualmente , deram origem as cidades e após as Organizaçoes Civilizatórias são muito provávelmente iniciadas para formar o que hoje vemos como os ” Estados Nacionais Poderosos ” – proteção cega ; ausência de diálogos e combate permanente ! Para quem mesmo? Para quê mesmo?

    Um fato a ser mencionado é que jamais experimentamos uma ” atualização ” desse modus de vida operanti . Mesmo o Socialismo , esse jamais foi desenvolvido pois ” esbarra ” na Tríade mencionada acima !

    Gostei da Menção a Fresco ! Conheço o seu ponto de vista e é absolutamente relevante para nosso tempo .

    Acrescento que para tal fim seja atingido – A economia baseada em Recursos é necessário uma ampla geral e irrestrita Transição – e essa , necessariamente , não gerará somente tal Economia : acredito que nossa Civilização pode ” conviver ” com uma ” cesta de economias ” sendo a base comum , a resolução de nossa miséria atual – a extinção do Poder , Controle e Prazer como o conheçemos .

    O que é esse Poder que trato aqui? É o Poder sem contestação , imóvel , míope e ” pesado ” . Utilizado por uma Elite ” do momento ” para perpetuação….

    O que é esse Controle : O uso dos instrumentos de persuasão por agentes ativos e passivos ” convidados eternamente ” ao Princípio do não Questionamento – O que não perceber nada modificará.

    O que é esse Prazer? Trata-se da ” distribuição ” das ” vias transitáveis ” onde nós, o gado ” caminhamos alegremente com nossa ” ração ” – seja ela de cunho emocional , sexual e etc…..

    O ser humano jamais foi ” uma doença ” , no qual o fim é tudo…pelo contrário ! É um presente sequer ” desembrulhado …. ”

    Há mais a tratar , poderia mencionar Elysium que cabe na discussão mas , por hora , fico por aqui .

    Abraços .

    Cristiano

  • Gordura do Ultra

    Gostei muito do podcast , só discordei um pouco quando falou que a culpa de tudo ser ruim é do banco central , meio que dando a entender que o Estado é coitadinho , é vitima do capitalismo malvadão , sendo que é o contrário : quem cria leis é o Estado , quem regulamenta a economia é o ESTADO , o capitalismo é que é vitima do Estado que só quer crescer e ter poder e se defender a si mesmo , e não defender a população , e nisso incluo estado direitista , esquerdista , enfim nenhum presta de fato , só a população unida pode tornar o mundo melhor

    • http://secao31.blogspot.com.br/ Waldomiro Vitorino

      Veja bem, eu pessoalmente não defendo o Estado, até por que considero o conceito de Estado algo bem obsoleto e danoso. Capitalismo não é malvadão, ele é pragmático. O problema é a desumanização que ele promove e a desigualdade extrema. Num futuro mais utópico como o de Star Trek, existe o conceito da “Nova Economia Mundial”, que acho algo muito legal de se imaginar, pois é a criação de um novo paradigma econômico pós-economia de escassez (esse modelo econômico que vivemos). E concordo com você ao final, conforme você falou: só a população unida pode fazer as coisas melhorarem.
      Obrigado pelo comentário!

      • Gordura do Ultra

        De nada !

  • xassot

    Será que é por isso que a DS9 foi a primeira série a entrar no Netflix?

  • Pingback: SEÇÃO 31 INTERCOM #28 – Jornada nas Estrelas: O Guia da Saga | SEÇÃO 31 | Star Trek Podcast()